Tenho uma amiga completamente fã de tudo o que é Oriental!
Pronto... tudo, tudo não mas quase.
Ontem tive uma conversa com ela ao telemóvel para tentar perceber o que é que ela andava agora a "experimentar". Após alguma conversa e, após a explicação sabia sobre uma energia que nos percorre o corpo, tive de lhe perguntar se o que ela sentia era real ou seria somente uma reacção psicossomatica do corpo, que quer que a referida energia seja real? A sua resposta foi: E se for? É menos válida?
E de facto é verdade? Será que todos os processos que seguimos, quer seja medicina oriental ou medicina tradicional, serão mesmo necessários? Será que tudo não passa de algo que imaginamos, queremos e acontece?
O que sei é que sou do mais ceptíco que existe!!
Ontem, 6ª feira: 9.050 leram o "Farpas"
Há 10 horas
2 comentários:
Eu não vou dizer que sou céptico, mas demoro a "acreditar, e ver com os meus próprios olhos ou ter factos concretos ajuda muito.
Quanto ao Psicossomático, apenas refiro dois exemplos para mostrar que a mente consegue ser poderosa:
- Não me é estranho o facto de que alguém que está "doente" e sente-se mal, ao se dar um copo e dizer a frase mágica "bebe isto que isso passa", a pessoa a seguir sente-se logo melhor e o copo não tinha mais do que água com açúcar, neste caso o que a pessoa não sabe não faz mal;
- Também não me é estranho ver uma pessoa engordar convicta de que está grávida, mais espantoso ainda (ou talvez não) é após o "parto" essa pessoa perder o respectivo peso.
Mas se as pessoas se sentem melhor não sou eu que vou criticar ou tornar menos credível algo que parece fazer a pessoa sentir-se melhor, desde que as pessoas se sintam bem com elas, that's what matters!
Como alguém disse um dia:
" não negue à partida uma ciência que desconhece" :D
Como tudo, desde que não seja radical e não crie dependências, sejam elas quais forem, tento manter o espírito aberto.
Ou seja, respeito.
Enviar um comentário