24 setembro 2006

Visão Turva!

Em todas as relações existem mil emoções em jogo: amor, paixão, alegria, triteza, dor, magoa, prazer, etc, etc... nenhuma se compara ao Ciume!

Com 27 anos sempre disse (e continuo a dizer apesar deste post) que os ciumes são pefeitamente desnecessários, rididulos, infantis, estupidos! Mas o que certo é que existe... e porquê? huumm... isso não sei...
O que sei é que numa relação onde a confiança, a amizade e principalmente o respeito existem, o ciume não te espaço.... o dialogo resolve, o respeito apazigua, a confiança elimina!

Mas como tudo na vida, da teoria á prática vai um grande caminho.
Os ciumes continuam a ser e sempre serão um grande culpado sobre o fim de uma relação. No caso dos homens (que é o que eu conheço) não se compreende... mas será que as meninas não podem ter amigos? Se pensarmos um pouco qual é a diferença entre um amigo e uma amiga? Pois é.... os orgãos genitais!!! :))) De resto é tudo igual!!
Então porque temos ciumes? Porque razão não nos limitamos a acreditar, confiar, respeitar?

É por isso que os ciumes nos levam a ficar com a visão turva, ver o que não há para ver, imaginar, criar desconfianças desnecessárias... mais triste é saber que tudo não passa de imaginação e mesmo assim alimentar!

Sempre ouvi dizer: Nunca digas nunca!! E é verdade.... Nunca tive ciumes, até á muito pouco tempo... Porque razão se cria um sentimento tão desprezivel como os ciumes aos 27 anos? Provavelmente, ou mesmo de certeza, porque somente aos 27 anos se encontrou o unico e verdadeiro amor!

7 comentários:

Unknown disse...

Antes de mais os meus parabéns por teres o teu verdadeiro amor.

Tal como tu, também não sou ciumento e concordo em absoluto contigo.

Mas tu dizes que n tens ciúmes, eu sinto-os mas uma vez que os ciúmes têm as caracteristicas que enunciaste resta-nos racionalizar o sentimento, serrar os dentes e esperar que passe sem que a pessoa em causa se aperceba desse facto.

Um grande abraço, e desejo que esse teu grande amor seja correspondido.

Anónimo disse...

Oh meu amigo.. como disseste e bem da teoria à prática vai um grande passo. O ciume é principalmente um "problema" cultural, as pessoas sentem ciumes porque têm receio de perder quem amam para outra pessoa, que tenha alguma coisa melhor que nós, que desperte na "nossa mais que tudo" um maior interesse, por isso as pessoas têm a mentalidade de "o que é meu é meu", mas a confiança e respeito é base de tudo.. depois vem aquela máxima... de eu confio em ti... n confio é nos outros LOL... treta.. se confiamos mesmo na pessoa que temos ao lado nada nos afecta porque sabemos que ela não vai fazer nada que nos magoe... mas tudo é subjectivo, ha diferentes maneiras de amar, de respeitar, de trair, de ciumes, de tudo... sou sincero sou ciumento q.b. e acho que devemos ser... eu vejo o lado positivo da coisa... se "ela" sentir ciumes de mim quer dizer que me da valor... que n me deixa andar por ai, so pq confia, sinto-me valorizado enqto pessoa e namorado... eu sou o homem dela e ela a minha mulher... confio nela e ela em mim... mas n se estique... pois LOL.

Scorpio

Anónimo disse...

Em relação a "ciúme e orgãos genitais" Descartes nada lhe pode adiantar, mas já Freud explica!lamento caro amigo Santos, mas vou fazer-lhe uma revelação: extraordinário seria se aos 27 anos nunca tivesse experienciado o ciúme, que não é senão o medo da perda do ser amado e a tomada de conhecimento das suas próprias limitações. Com essa idade, na pior das hipóteses ainda se vai apaixonar mais 27 vezes (meu Deus, isso é que vai ser sofrer ao longo da vida...). Caso não esteja disposto a tal calvário, aconselho-o a tirar as mulheres ou "a mulher" do seu pensamento e a frequentar quem sabe, um Workshop de Macramé. Vai ver que vai aprender a fazer coisas lindas com as suas próprias mãos e na melhor das hipóteses vai conhecer doces senhoras entre os 70 e os 80 anos, com quem poderá conviver, estabelecer contacto e quem sabe um relacionamento futuro... e olhe maduras como elas são, não lhe vão dar nem metade do trabalho que uma de 20 ou 30 lhe daria.

Ana Maia disse...

Bem, o ciúme é um assunto que dá pano para mangas e muito longas :D!
Eu já tive e passaram depressa...percebi que o sentia por não estar segura de mim própria. Era esse o problema e não exactamente desconfiar do outro. Talvez a maioria o sinta por isso. ( felizmente que não sinto ciúmes há muitos anos! )

Sara Lambelho disse...

Mais um post teu onde eu faço questão de assinar por baixo ...

Não me venham com as lenga lengas que "tem que existir, mas na dose certa" e que "é uma prova de amor", porque não é verdade!

Na minha opinião, antes de duas pessoas serem namoradas, primeiro têm que ser amigas, extremamente cúmplices uma da outra ... "compinchas", como eu gosto tanto de chamar.

Acho um piadão àquela "picardiazita" que existe às vezes, desde que ambos percebam que é inofensivo e que a coisa seja esquecida no minuto, sem que passados 5 minutos um deles se lembre de ficar amuado para o resto do dia, ou que comece um autêntico massacre de perguntas e observações, na minha opinião, ridículas e infantis ... lá está a tal cumplicidade de que falei.

Comigo, sendo como sou, pura e simplesmente não funciona. E quando digo isto, não é só relativamente ao impacto que o ciúme de um rapaz tem em mim ... digo-o até mais em relação à minha atitude perante a pessoa de quem gosto. E que ninguém se atreva a chamar-me ingénua por ser assim :P

Beijinho Paulo

Anónimo disse...

Tenho de dizer: Ingenua não és!!
Mas não concordo totalmente contigo. Todos nós ás vezes temos de pensar se nos sentimos bem com o que estamos a dizer/fazer, porque nem sempre sabemos qual a reação da outra pessoa!

Picardias... SIM!!! Aliás foi assim que nos conhecemos!!! :)

PS: Gostei do "Paulo"! Deve ser a primeira vez que me tratas assim.

Sunshine disse...

Esta mereceu o bater de palmas... concordo contigo, o ciume é desnecessário entre duas pessoas que amam e logo confiam um no outro.
Se o sentimento te é estranho e novo penso que é porque encontrastes alguem que não queres perder...
O que vale é o que fizemos com esse momento... alimentas com medo ou destrois com o amor que sentes por essa pessoa.