20 setembro 2006

A interminavel busca do "Porquê"!!

Sempre me pautei como "um homem de ciências" para justificar a minha busca interminavel dos "porquês". Sempre achei que esse era o motivo para tudo me fazer confusão na cabeça.
A pergunta que eu faço é: EXISTEM MAIS ANORMAIS COMO EU!???? Claro que sim...
É que afinal todos têm uma desculpa para clarificarem assuntos, correr atrás de um sentido de vida ou somente porque são chatos como o caraças e fazem perguntas e perguntas e perguntas...
Na adolescência nunca se perguntaram "porque razão aquele tipo anda com aquela miuda e eu não? o que é que ele tem que eu não tenho? mas porquê?" Porque motivo temos nós que compreender e perceber tudo como se fosse claro como a água? Porque razão simplemente não admitimos que as respostas vêm com o tempo pois este cura tudo? (mais uma frase bem portuguesa e estupida)
E já viram que até para justificar os "porquês" recorremos a "porquês"?
Pois é... não há resposta a isto!! O que é certo é que por vezes simplesmente não questionamos nada, deixamos andar e esperamos que as respostas apareçam... ou que nem apareçam de todo!!
O que queremos mesmo é estar bem connosco proprios, de consciencia tranquila e principalmente com o sentimento de que só nos arrependemos do que não fazemos! Se tivermos que ir atrás de um porquê então vamos, como se não houvesse amanhã e o fim da vida está ao virar da esquina mas lembrem-se.... não não devemos nem podemos magoar, atropelar seja quem for!!!

6 comentários:

Ana Maia disse...

Questionar sempre!! ( AM )

Anónimo disse...

E se perguntassemos "porquê" a quem dirige o destino do país? Não seria bonito? Isto claro, sem as politiquices inerentes ao processo.

Sim, questionar sempre!! Concordo em absoluto, atributo fundamental para a evolução do Homem (se é que se pode chamar evolução, mas isso é outro assunto).

E depois, quando se faz uma pergunta, obtemos os tais "porque sim/não" para despachar o assunto, ou mais em jeito de conflito "não faças perguntas para as quais não vais gostar da resposta".

Eis a minha teoria para as perguntas levantadas:
P- "Porque motivo temos nós que compreender e perceber tudo como se fosse claro como a água?"
T- Curiosidade!! Diz-se inclusivé que matou o gato, e de certa forma também está um pouco ligado ao tópico anterior.
P- "Porque razão simplemente não admitimos que as respostas vêm com o tempo pois este cura tudo?"
T- Porque ninguém quer admitir que ao fim de tantos milénios ainda não se descobriu (ou comprovou) porque é que se chama fogo ao Fogo. Isto entre outros exemplos.

Para finalizar, és ANORMAL? Bem-vindo companheiro....

Unknown disse...

Enquanto outros aceitam as coisas como elas são e em vez de o compreender tendem apenas a contempla-lo, este é o público alvo de igrejas como a IURD e afins...

Nós, homens de ciências que somos, sentimos a necessidade de entender o nosso mundo e sentimos a necessidade de compreender o porquê dos factos e das acções das outras pessoas.

No entanto, a observação interfere com o objecto observado e nunca conseguimos observar o comportamento normal.

Quero dizer com isto que por muita vontade que querermos observar para compreender as coisas, por vezes é preferível não tentar observar e esperar pelo resultado final...

Anónimo disse...

Caro amigo, como diria Descartes numa situação como esta "Penso, logo existo.(...)",sendo a verdadeira essência do ser humano pensar e logo de seguida questionar, considero-o um indivíduo normal e pleno das suas faculdades, agora o que eu não lhe consigo responder, nem eu, nem Descartes,é porque é que na sua vigorosa adolescência, o meu caro não conseguiu "provar" a mulher do "outro tipo", mas isso talvez nos remeta para o post anterior.Talvez o jovem compreenda melhor o universo feminino e você talvez não...

Anónimo disse...

Gosto deste neuronio (AKA "O neurónio que lhe falta")... até porque é o que me falta!! :)

Sunshine disse...

Concordo que devemos de sempre questionar...
Adorei o "penso, logo existo"
Mas puxa! Tu levas isso ao extremo!
Pensas demais...
Há respostas que não valem o porqué pelo que não valem correr atrás.
E porque não?
Porque assim és mais feliz.
Porque sim.